autora convidada

Marilene Felinto é autora confirmada na Flip 2019

Nome de destaque da prosa de ficção e do ensaio crítico contemporâneos, a escritora Marilene Felinto é a décima presença confirmada na Flip 2019, que acontece entre 10 e 14 de julho, em Paraty. Seu romance de estreia, As mulheres de Tijucopapo, de 1982 (3ª edição, Record, 2004), recebeu o Prêmio Jabuti na categoria “Revelação de Autor”. No mesmo ano, o livro foi também premiado pela União Brasileira de Escritores, confirmando sua repercussão positiva. A obra já foi traduzida para diversas línguas, dentre as quais o inglês, o francês, o holandês e o catalão. A autora publicou ainda os romances O lago encantado de Gorgonzo (Imago, 1992) e Obsceno abandono: amor e perda (Record, 2002) – sua produção também contempla crônicas, ensaios e contos para adultos e crianças.


“Considero Marilene Felinto uma grande escritora cuja obra ficcional e jornalística deve ser revisitada e também conhecida por aqueles que não acompanharam sua trajetória até aqui. Em seus textos, Felinto toca em questões de gênero, raça e condição social no Brasil de forma original sem perder atualidade. São histórias ao mesmo tempo líricas e violentas, tristes e cheias de ironia”, afirma Fernanda Diamant, curadora do Programa Principal da 17ª Flip.


A autora e as obras

Nascida em Recife, em 1957, Marilene Felinto mudou-se com a família para São Paulo em 1968. Graduou-se em letras pela Universidade de São Paulo. Deu aulas de língua e literatura inglesas, além de trabalhar como tradutora. Depois, foi colunista no jornal Folha de S.Paulo por doze anos, entre 1990 e 2002, e na revista Caros Amigos por outros seis. Apesar de ter se afastado completamente da imprensa, Marilene Felinto nunca deixou de produzir literatura.


Em 2019, a escritora prevê os lançamentos Fama e Infâmia: uma crítica ao jornalismo brasileiro, Sinfonia de contos de infância: para crianças e adultos e Contos reunidos: autobiografia de uma escrita de ficção — ou por que as crianças brincam e os escritores escrevem, todos em edições da própria autora.


Flip 2019

A 17ª edição da Flip acontece de 10 a 14 de julho, em Paraty, e tem o escritor Euclides da Cunha como Autor Homenageado. Estão confirmados os nomes de Walnice Nogueira Galvão, Kristen Roupenian, Kalaf Epalanga, Sheila Heti, Grada Kilomba, Carmen Maria Machado, Karina Sainz Borgo, Ismail Xavier e Ayelet Gundar-Goshen.


Quem faz a Flip

A Flip tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através de sua Secretaria Especial de Cultura, a partir do Edital de Feiras Literárias, e por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além de Patrocínio Oficial do Itaú e Copatrocínio da EDP e da CMPC. A edição 2019 continua em fase de captação de recursos.

share
Logo da Casa Azul