oficinas

Oficinas da Flip 2016

Oficina Literária
Em parceria com o British Council, a Flip comemora os 400 anos da morte de Shakespeare em grande estilo, levando a Paraty novas possibilidades de leitura da obra do inglês. Assim, a tradicional Oficina Literária da Flip celebrará em 2016 o teatro do britânico, fazendo um convite para revisitar os clássicos HamletRei Lear e Romeu e Julieta. A dramaturga e crítica Marici Salomão compartilhará com os 16 selecionados para a oficina sua experiência com o palco e a sala de aula. 

Marici Salomão vai propor a leitura e análise de trechos das obras citadas acima por meio de Jan Kott, Northrop Frye e Harold Bloom, e também compartilhará estratégias de criação dramatúrgica a partir dos trechos lidos, em diálogo constante com o contemporâneo. Um convidado da programação principal da Flip abordará sua relação com a obra do inglês durante a oficina.

O curso é voltado para estudantes ou profissionais de teatro, dramaturgos e atores.


Oficina de Encadernação

A cultura material do livro volta à Flip em 2016. Após oficina de design de livros, ministrada pela holandesa Irma Boom e Elaine Ramos em 2015, as técnicas artesanais de encadernação serão o foco de um workshop que acontece a partir de 30 de junho, durante a Flip 2016. 


Feita em parceria com a Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER), a Companhia das Letras, a gráfica Águia, Fedrigoni, a VSP Papéis Especiais e a Stratis, a oficina é focada em duas técnicas: a confecção da encadernação copta, feita apenas com costura e sem cola, e a técnica dos-à-dos, que articula uma capa flexível e dois cadernos em branco, costurados. A base serão os miolos (cadernos impressos, sem capa e sem costura) da nova edição de A teus pés (1982), clássico de Ana Cristina Cesar, homenageada da Flip 2016, relançado em junho pela Companhia das Letras.

Logo da Casa Azul