noticias

novidades

Lista de selecionados para a Oficina Literária

A Flip e a serrote, revista de ensaios do Instituto Moreira Salles, divulgam hoje (27/5) os nomes dos selecionados para participar da Oficina Literária Flip 2013. Dentre as 53 inscrições, 17 alunos foram escolhidos pela curadoria da Flip e por Paulo Roberto Pires, professor do curso e editor da serrote.


Com objetivo de revelar novos autores, estimular a produção artística e promover o encontro com profissionais consagrados, o curso será realizado de 4 (quinta-feira) a 6 de julho (sábado) na Pousada Literária, em Paraty. Coordenada por Paulo Roberto Pires, a oficina tem os escritores Francisco Bosco e Geoff Dyer como palestrantes convidados. Dividido em três etapas, o programa percorre os fundamentos históricos e estilísticos do ensaio, passa pelo planejamento e pela prática da escrita e termina na discussão crítica dos projetos dos alunos.


Depois do curso, os alunos têm até o dia 6 de agosto de 2013 para enviar seus ensaios para o e-mail oficinaliteraria@flip.org.br Os textos serão comentados e devolvidos pelo professor até o dia 2 de setembro. Os três melhores ensaios serão publicados, em forma de e-book, no site da revista serrote e no site da Flip, em setembro. 


Confira abaixo lista dos aprovados: 
Anna Virginia Balloussier

Breno Barreto
Claudio Henrique Vieira
Daniel Martins de Barros
Dario Alberto Andrade Filhos
Gloria Leal
Guilherme Evelin
Henrique Millen
Jenny Barchfield
Jorge Costa
Leandro Aguiar
Marina Pastore
Mario Luis Grangeia
Moema Vilela
Paulo Raviere
Pedro MacDowell
Vanessa Rodrigues


Sobre o professor e os palestrantes convidados:


Paulo Roberto Pires
Nascido no Rio de Janeiro em 1967, é professor da Escola de Comunicação da UFRJ, jornalista, escritor e editor da revista serrote. É autor do perfil biográfico Helio Pellegrino, a paixão indignada (Relume-Dumará) e do romance Se um de nós dois morrer (Alfaguara) – que se passa na Flip –, entre outros.


Geoff Dyer
Nascido em 1958, o jornalista e escritor britânico é autor de premiados livros de não ficção. No Brasil, estão publicados O Instante Contínuo: Uma história particular da fotografia, Ioga para quem não está nem aí (Companhia das Letras) e Jeff em Veneza, morte em Varanasi (Intrínseca).


Francisco Bosco
Poeta, letrista, filósofo e escritor, é doutor em Teoria Literária pela UFRJ, colunista do jornal O Globo e autor de inúmeros livros. Lançou recentemente a coletânea de ensaios Alta ajuda (Foz Editora), com textos publicados em O Globo e em revistas como Cult e Trip.

share

Logo da Casa Azul