noticias

a festa

André Neves fala sobre design e arte na FlipZona

Autor de mais de 20 livros infantis de sucesso e dono de quatro prêmios Jabuti, o pernambucano André Neves foi à Casa da Cultura nesta quinta-feira (4) para falar sobre a relação entre design e arte.

O encontro, dentro da programação da FlipZona, foi mediado por Márcia Cavalcante e reuniu alunos de escolas de Paraty e admiradores da obra do artista.

Neves começou sua palestra explicando a importância da formação cultural para o desenvolvimento de um estilo próprio. No caso dele, as manifestações culturais do Recife, com suas festas populares, artesanato e bonecos, ajudaram em suas criações.

“O estudo do design serve para guiar a estrutura e a velocidade do livro, algo importante no universo infantil”, disse Neves. “A estrutura física do livro também é muito importante.”

Neves lembrou que o mercado brasileiro ainda é reticente com experimentações gráficas, que fazem sucesso em países como França e Japão.

“Os livros brasileiros ganhariam muito se apostassem em estruturas diferentes, mas o custo às vezes é mesmo inviável”, disse. Entre as inovações propostas por Neves estão diferentes tipos de papel e de impressão.

No fim do encontro, André Neves contou sobre seu livro mais recente, Tom”, que se desdobrou em uma exposição com pinturas e esculturas.

share
Logo da Casa Azul